14 julho 2011

Conversando no jardim

Por: Marina Moreno Leite Gentile - Salvador / BA
http://www.camarabrasileira.com/imv10-005.htm

No reino animal as aves conversam, nós os humanos não entendemos, não estamos preparados para tamanha sabedoria. Mas a pequena Ivie entendia tudo, ela recebeu o dom especial de conversar com os passarinhos. De manhã Ivie acordava cedinho para escutar a conversa dos passarinhos, era a sua principal distração. Ivie sempre permanecia de orelha afiada, prestava atenção em cada palavra. Aqui vou relatar o que ela me contou a respeito deles. Se quiser pode contar para os seus amigos e para todas as crianças do mundo.

Ivie me contou assim....

Em um dia lindíssimo de verão todos os passarinhos se encontravam em um jardim, crianças brincavam por perto, Ivie só prestava atenção na conversa deles.

Primeiro falou a “rolinha” (um pequeno pássaro de cor marrom parecido com pomba).

- Bem-te-vi, pare de cantar! Quero um pouco de silêncio, estou com fome e nervosa. O Bem-te-vi continuou o seu canto, já estava saciado, acabara de encontrar a sua refeição.

A rolinha continuou a falar:

- Deste jeito não há condição para viver. Aqui na cidade desmontam as casas para edificação de prédios. Ninguém quer saber de quintal, de árvores frutíferas. Como vamos sobreviver?

- Além de tudo, agora vendem tudo embalado. Nas feiras de antigamente podíamos nos alimentar com as sobras das sacarias de milho, de arroz, de farinha. O freguês solicitava a quantidade que desejava e o feirante pesava as porções . Dizia-se que as mercadorias eram vendidas a granel. Sempre caia algo dos sacos pelo chão, os passarinhos ali se nutriam.

Então um passarinho “sanhaço” apareceu, também quis falar:

- Fiquei sabendo que nos países de inverno intenso, as pessoas compram alimentos para os pássaros que vivem em liberdade, porque no inverno as aves não encontram comida. Colocam nas janelas, onde for possível. Elas colaboram para preservar os pássaros, são pessoas ecologicamente corretas, sábias. Se estas pessoas não agissem com esta consciência ecológica, as aves morreriam famintas, a natureza ficaria comprometida.

O passarinho “pardal” também desejou falar, tocou em algo muito importante. O pardal é um pássaro desprezado, mas tem sua sabedoria, é arisco, não é bôbo não !

- Em alguns lugares do nosso país tem geada, algumas árvores não dão frutos por algum tempo. Em outros lugares do Brasil o sol escaldante faz o mesmo efeito. Poucos pensam nas aves em liberdade, o quanto lutamos para sobreviver. Tem gente que pensa que vida de passarinho é fácil. Não é não!

O passarinho "sanhaço" continuou a tagarelar:

- Fiquei sabendo que perto daquela praça do Imbui tem uma uruguaia bondosa, o nome dela é Faustina. Fez filosofia, dança tango, parece um colibri na elegância. Ela compra ração e frutas, somente para os passarinhos em liberdade, sem aprisioná-los. Faustina aprendeu isto lá em Paris, que não é só a capital da moda, foi lá que ela aprendeu a lição.

Eles frequentam assiduamente o jardim de Faustina, todos cantam pra ela. De barriguinha cheia é fácil cantar, ninguém consegue fazer algo faminto, nem voar.

Todos os dias, no horário certinho, Faustina coloca no seu pequeno jardim uma banda de laranja, banana, mamão e também uma farinha fininha, do tipo de fazer cuscuz. Ela só não coloca água por causa do mosquito que pica e causa a dengue, em compensação frutas tem a vontade.

Disse a rolinha:

- Seria interessante existir mais pessoas assim como a Faustina. Bons exemplos devem ser seguidos. Dar comida para os pássaros é ter amor no coração, porque a natureza necessita de preservação, nós somos natureza também. Famintos, difícil sobreviver !

Pessoas inteligentes ensinam esta lição para as crianças desde pequenas, isto também é uma lição de amor. Façamos isto também !

Depois desta reunião todos os passarinhos ficaram silenciosos, pensativos. Todos voaram para o jardim de Faustina.

A menina Ivie também saiu do local, foi fazer a lição de casa, mas antes adentrou na cozinha e falou com a mamãe:

- Mamãe, você vai no supermercado hoje ? Precisamos comprar algumas coisas para os passarinhos!

Um comentário:

  1. Oi Ivana, fico feliz em saber que pessoas se preocupam com estes animais. Eles merecem. Cada um fazendo a sua parte ...

    ResponderExcluir

PARA QUALQUER CONTATO É IMPORTANTE DEIXAR E-MAIL E TELEFONES.

Google